UEMS amplia ações de extensão e vai beneficiar Associação Comercial de Ponta Porã
Fecha: 02-06-2016 13:35:28 | Visitas: 1132
Nivalcir Almeida: Uma equipe de professores e acadêmicos de Administração da Unidade da UEMS de Ponta Porã está em processo de ampliação de um trabalho de extensão que consiste em levar para as empresas da cidade elementos de gestão desenvolvidos dentro do curso. Agora, a Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã (Acepp), que já era parceira do trabalho, será uma das organizações beneficiadas pela atuação do grupo.

Na última quarta-feira (25) o grupo da UEMS visitou a Acepp e, em contato com a diretoria da entidade, definiu como será feito o trabalho. Eles foram recebidos pelo vice-presidente da Associação Comercial, Lucas de Mello. O projeto “Análise e Redesenho de Processos Produtivos Organizacionais – Práticas Direcionadas para Microempresas do Município de Ponta Porã – MS” é desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com a Acepp.

As atividades serão desenvolvidas em duas etapas. O professor Ernani Busanelo, coordenador do projeto, explica ainda que, “nesta primeira fase as atividades junto às microempresas participantes serão desenvolvidas nas áreas de gestão financeira, gestão de pessoas e gestão das questões sociológicas e grupos”.

Duas empresas já estão sendo visitados pelos alunos: Transportadora Temad e Papillón Modas. “Durante o desenvolvimento do projeto vão surgir situações que resultarão em aprendizado dos alunos. Pois acompanhando o desenvolvimento dos processos dentro da empresa, eles poderão apreciar estas situações confrontando-as com o que é repassado em sala de aula”, afirmou o professor Ernani.

O vice-presidente da Acepp, Lucas de Mello, destacou a importância da parceria da entidade com a UEMS. “Estamos contentes com esta iniciativa. Quando soubemos que a UEMS está levando para dentro das empresas uma gama de conhecimentos, achamos interessante também trazer este projeto para dentro da Associação Comercial. Tenho certeza de que nossa equipe administrativa vai aprender bastante e a equipe da Universidade também”, disse Mello.

A gerente da Unidade da UEMS de Ponta Porã, Rosele Marques, presente no encontro realizado na sede da Acepp, reforça que “a UEMS tem um papel importante junto a comunidade e, por isso, busca desenvolver atividades que contribuem para o desenvolvimento do município. Através deste projeto, poderemos auxiliar na busca de melhorias nos processos que garantem o crescimento das empresas, resultando em melhoria na qualidade de vida para a população da fronteira”.

Sobre o projeto

O projeto tem atividades programadas para quatro semestres e sua conclusão está prevista para julho de 2017. Esta atividade de extensão visa aproximar a Universidade da comunidade empresarial, compartilhar conhecimentos e experiências além de constituir em oportunidade aos acadêmicos envolvidos de acompanharem os processos empresariais em seus locais.

Também estiveram presentes na reunião que fortaleceu a parceria entre UEMS e Acepp, os professores Romildo Camargo Martins e João Nilson da Rosa. Os acadêmicos, Cristiano Gonçalves Barros, Caroline Aldana Antunes e Ariane Hernando Barrios, assim como a secretária executiva da Acepp, Marilene Mattozo.



Buscador
Lo Ultimo